Harmonia, Acolhimento e Natureza
Em nosso Jardim de Infância as crianças trabalham com a terra, preparam alimentos, pintam em aquarela, trabalham manualmente, e essencialmente brincam livremente, cultivando assim um desenvolvimento infantil HARMONIOSO em suas múltiplas dimensões: volitiva, afetiva e cognitiva. Um grande jardim semeado de imagens de contos de fadas.
Um ambiente ACOLHEDOR, de cuidado, envolvido por bondade e beleza, brinquedos e ritmos adequados à faixa etária, vivenciando assim um “mundo bom e belo”, ambiente essencial para o desenvolvimento de seres humanos seguros e livres.
Uma casa regada de NATUREZA, com um quintal com árvores frutíferas, arbustos e flores que alimentam pássaros, borboletas e abelhas, com galinhas que controlam as pragas, fornecem ovos e nos ensinam paciência. O cuidado com o quintal, com as plantas e com os animais possibilitam assim uma preciosa interação com os ciclos da natureza. Entorno propício para um desenvolvimento harmonioso e saudável.
Ritmo e Repetição
Um jardim de infância pequeno e aconchegante com atmosfera de CASA, reproduzindo tanto quanto possível um lar, de forma que aconteça uma suave transição do ambiente familiar para o ambiente escolar. Atividades com verdadeiro sentido, digna de imitação, num ritmo saudável de trabalho e brincadeiras, trazem assim para a criança segurança e confiança no mundo.
Nosso Jardim, como acontece na natureza, têm RITMO e REPETIÇÃO. As crianças acompanham o ciclo do dia, do nascer ao pôr do sol, que todos os dias se repetem, o ritmo semanal marcado pelas atividades desenvolvidas em cada dia da semana, o ritmo anual sentido pelas estações do ano e festas. As mesas, músicas, rodas rítmicas e contos da época possibilitam à criança vivenciar um processo rítmico, a grande respiração da natureza.
Cuidado e Respeito
Jardineiras Educadoras que valorizam e RESPEITAM A INFÂNCIA, buscando ser dignas de serem imitadas pelas crianças, que nesta fase da vida se relacionam com o mundo através da IMITAÇÃO E EXEMPLO. As ações cuidadosas e respeitosas dos educadores diante dos afazeres diários do ambiente despertam nas crianças a vontade de imitá-la.
Desenvolvimento Integral
Todo o entorno do nosso Jardim e ações desenvolvidas possibilitam o desenvolvimento INTEGRAL da criança. É na primeira infância que o ser humano desenvolve os sentidos que são o ALICERCE DE TODO O DESENVOLVIMENTO HUMANO e são nestes sentidos que os olhares de nossas Professoras Jardineiras estão voltados.
No desenvolvimento do TATO, que dentre outras capacidades trará o limite de si para então respeitar o limite do outro; proporcionará sensação de confiança na existência, veneração e devoção. Qualidades tão importantes para sociedade.
No Sentido VISCERAL, da vida, que integrado de forma adequada, dará a criança uma percepção de bem estar orgânico, de vivência de unidade, paciência, conforto, relaxamento, satisfação e capacidade de atenção.
No Desenvolvimento do sentido VESTIBULAR, do equilíbrio que proporcionará centramento, flexibilidade e estabilidade.
Na integração do sentido PROPRIOCEPTIVO, do movimento próprio que trará a sensação de liberdade, alegria, autoestima e autoconfiança.
Semeando assim seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas.